Elismauro Francisco de Mendonça é pós-doutor em Diagnóstico Oral pela University of Texas (USA), é diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Araújo Jorge e das clínicas Ceradio, CDR e TCO.
Qual a importância de realizar a prevenção do câncer na cavidade oral?
O câncer localizado em cavidade oral é uma realidade em nosso país.
O câncer mais frequente na cavidade oral é um tipo de câncer originado no tecido epitelial que reveste as mucosas da boca denominado Carcinoma Espino-celular ou Carcinoma de Células Escamosas. Este tipo de câncer é extremamente agressivo e com alto poder de proliferação e invasão das estruturas adjacentes. Não há dúvida que o hábito do tabagismo e do etilismo sejam os fatores principais para o seu desenvolvimento. Outros fatores podem estar também associados ao desenvolvimento deste tipo de câncer como a influência da infecção pelo Papiloma Vírus Humanos, também conhecido pela sigla HPV, uso de próteses inadequadas e condições de higiene oral deficientes.
Daí a importância da prevenção desta neoplasia e, neste aspecto, o cirurgião-dentista tem um papel de extrema importância na prevenção e diagnóstico rápido nos estágios iniciais da doença.
Além da prevenção e do diagnóstico, o cirurgião-dentista, hoje, precisa estar preparado para integrar equipes transdisciplinares de saúde para atuar junto a estas equipes colaborando no tratamento do paciente portador de câncer, não só da cavidade oral, como também da região de cabeça e pescoço e/ou outras regiões do corpo.
Com base, portanto, na importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença e da importância que tem o cirurgião-dentista, tanto nestes aspectos quanto na participação das equipes que promovem o tratamento, torna-se fundamental que cada paciente procure o seu cirurgião-dentista com regularidade.
(fonte: revista ABO GO)