O dentes decíduos irrompem entre 6 meses e 3 anos. São essenciais para:
1- Mastigação: favorece o desenvolvimento do sistema mastigatório e exerce a função inicial do sistema digestivo através da trituração dos alimentos;
2- Auto-estima da criança: a função estética dos dentes fortalece a segurança e auto-estima da criança;
3- Guia de erupção: os dentes decíduos preservam o espaço para o dente sucessor permanente irromper;
4- Fonação: a perda prematura dos dentes causa dificuldade na pronúncia de algumas palavras e pode causar interposição lingual.
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Calendário de Vacinação
CALENDÁRIO BÁSICO DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA
domingo, 22 de abril de 2012
Entrevista com nosso admirado professor
Elismauro Francisco de Mendonça é pós-doutor em Diagnóstico Oral pela University of Texas (USA), é diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Araújo Jorge e das clínicas Ceradio, CDR e TCO.
Qual a importância de realizar a prevenção do câncer na cavidade oral?
O câncer localizado em cavidade oral é uma realidade em nosso país.
O câncer mais frequente na cavidade oral é um tipo de câncer originado no tecido epitelial que reveste as mucosas da boca denominado Carcinoma Espino-celular ou Carcinoma de Células Escamosas. Este tipo de câncer é extremamente agressivo e com alto poder de proliferação e invasão das estruturas adjacentes. Não há dúvida que o hábito do tabagismo e do etilismo sejam os fatores principais para o seu desenvolvimento. Outros fatores podem estar também associados ao desenvolvimento deste tipo de câncer como a influência da infecção pelo Papiloma Vírus Humanos, também conhecido pela sigla HPV, uso de próteses inadequadas e condições de higiene oral deficientes.
Daí a importância da prevenção desta neoplasia e, neste aspecto, o cirurgião-dentista tem um papel de extrema importância na prevenção e diagnóstico rápido nos estágios iniciais da doença.
Além da prevenção e do diagnóstico, o cirurgião-dentista, hoje, precisa estar preparado para integrar equipes transdisciplinares de saúde para atuar junto a estas equipes colaborando no tratamento do paciente portador de câncer, não só da cavidade oral, como também da região de cabeça e pescoço e/ou outras regiões do corpo.
Com base, portanto, na importância da prevenção e do diagnóstico precoce desta doença e da importância que tem o cirurgião-dentista, tanto nestes aspectos quanto na participação das equipes que promovem o tratamento, torna-se fundamental que cada paciente procure o seu cirurgião-dentista com regularidade.
(fonte: revista ABO GO)
segunda-feira, 2 de abril de 2012
Erupção dentária
Erupção dos dentes decíduos: sintomas sistêmicos e intrabucais
Maria da Penha Guarçoni
Elâine Cristina Vargas Dadalto
Marly Almeida Saleme do Valle
Ana Maria Martins Gomes
Maria da Penha Guarçoni
Elâine Cristina Vargas Dadalto
Marly Almeida Saleme do Valle
Ana Maria Martins Gomes
Introdução - O objetivo deste trabalho foi verificar a presença ou não de sintomas sistêmicos e intrabucais durante o período de irrompimento dos dentes decíduos. Material e Método - Participaram os pais ou responsáveis por 218 crianças de 03 a 42 meses de idade, integrantes do Projeto de Extensão - Clínica de Bebês da UFES. Resultados - Deste total, 204 (93,6%) relataram a presença de sintomatologia durante o irrompimento dos dentes decíduos dos seus bebês, sendo 5,5% com sintomas sistêmicos, 14,2% intrabucais e 73,9% sistêmicos e intrabucais. Os sintomas sistêmicos mais encontrados foram: irritabilidade, diarréia e febre; os sintomas intrabucais mais freqüentes foram: coceira gengival e salivação aumentada. A região mais afetada foi a anterior. Em 46 casos, o médico foi consultado; em 11, o cirurgião-dentista; em 1, a nutricionista; e em 144 casos, os bebês não foram levados para consulta. Conclusão - Houve forte evidência para associar a presença de sintomatologia sistêmica e/ou intrabucal com a erupção dos dentes decíduos.
Fonte: Revista da ABO Nacional
Assinar:
Postagens (Atom)