É um equipamento ou aparelho posicionado no interior da boca com a finalidade de proteger/reduzir a ocorrência de lesões aos dentes e estruturas vizinhas durante a prática de esportes.
O protetor absorve a energia ou força dirigida ao local do impacto.
Existem três tipos:
Tipo I: protetor de estoque vendido em loja de materiais esportivos. Mantido em posição por apertamento dos dentes. Não se ajusta com fidelidade à arcada dentária e é confeccionado com um material muito duro.
Tipo II: é encontrado no comércio e se adapta à boca por meio de aquecimento e mordida. Não consegue oferecer fidelidade perfeita da arcada e nem conforto.
Tipo III: confeccionado pelo cirurgião dentista sobre modelo individual com a utilização de equipamento à vácuo ou aquecimento + pressão e material ligeiramente maleável. Oferece maior fidelidade, retenção, conforto e proteção. Pode ser transparente ou colorido.
A Academy for Sports Dentistry recomenda o uso de protetor bucal tipo III.
Embora se reconheça que os treinadores exerçam maior influência sobre os jogadores, no que concerne ao uso de protetores bucais, os pais são igualmente responsáveis por influenciarem seus filhos sustentando o uso.
No Brasil há a necessidade de conscientização das instituições de saúde, de educação e esportivas para a prática de esportes com segurança, fazendo o uso de protetores bucais.