Conceitos sobre trauma dental em paciente infantil sem necessidade de uso de contenção
Concussão: tipo de traumatismo mais freqüente na dentição decídua. Sem observações aparentes, ocorre lesão nos tecidos de suporte com ou sem mobilidade dentária. Muitas vezes não é percebido pelos pais. Dente sensível ao toque.
Subluxação: pode ocorrer sangramento, o dente se mantém na posição e ocorre mobilidade. Ocorre ruptura nos tecidos de suporte.
Fratura coronária: ocorre perda de estrutura dentária. Pode estar associada a lesão do tecido periodontal.
Tratamentos propostos: manter o dente fora de oclusão, aguardar o enrijecimento espontâneo e, se necessário, reposicionamento ortodôntico futuro.
Avaliação clínica: palpação de fundo de sulco para avaliação da integridade da tábua óssea (processo alveolar da região vestibular) e acompanhamento após 3, 6 e 12 meses e, a seguir, semestralmente até a esfoliação natural do dente traumatizado. Se necessário, antibioticoterapia e indicação de analgésico e antiinflamatório.
Prognóstico: Os dentes que se submetem a enrijecimento espontâneo obtiveram melhores resultados quanto à necrose pulpar, reabsorção radicular e perda de inserção periodontal.
Há a possibilidade de dor, edema e seqüelas na dentição permanente. Necessidade de adesão ao acompanhamento pelo profissional atendendo aos retornos propostos e recomendações.
Orientações aos pais:
1- Manter a região limpa. Escovação e uso do fio dental. Pode-se utilizar gaze umedecida em água oxigenada a 10 volumes diluída na proporção de 1/1 para higiene ou bochechos com gluconato de clorexidina a 0,12% uma vez por dia.
2- Manter a região em repouso. Não morder utilizando a região traumatizada. A alimentação deve ser pastosa e em temperatura ambiente, evitar o uso de chupetas e mamadeiras (evitar estímulos termomecânicos).
3- Manter a criança sob observação para evitar traumatismo reincidente.
4-Retorno em 3, 6 e 12 meses e, posteriormente, retornos semestrais acompanhados de exames radiográficos.
Rev. Dental Press ortodon e ortop facial, Maringá, v. 12, n. 2, p.14-15, mar/abr 2007; Assed, Sada – Odontopediatria, 2010 Correa, Maria Salete N.P – Odontopediatria – Na primeira infância, 2010